quarta-feira, 21 de abril de 2010

Salve sua pele


O protetor nosso de cada dia
Não nos cansamos de repetir: filtro solar deve ser usado di-a-ri-a-men-te! Segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a camada de ozônio está mudando e, nas próximas décadas, mais gás será destruído. Isso leva a crer que o UV-B vai aumentar. Por isso, é tão importante que todos tomem cuidado. Quem abusar, sem dúvida, irá sofrer as conseqüências.
Por dentro do assunto
O índice de UVB é um número, numa escala de 0 a 16, que indica a intensidade do sol em certo momento do dia. No Brasil, ele é determinado pelo INPE e serve para orientar cada pessoa, dependendo de seu biotipo, quanto tempo (em minutos) pode ficar exposta à radiação UV-B com a sua própria resistência, sem prejudicar a saúde. Se você quer saber quanto tempo pode ficar ao sol, consulte a tabela no site do INPE: http://tinyurl.com/5sy45z
O que siginifica fator 8, 15, 30... de proteção
Esses números representam a relação entre o tempo que a pessoa pode ficar ao sol e a porcentagem bloqueada de raios solares. Assim, se a tabela de exposição (do site do INPE) indica, para um certo índice de UV-B, que o tempo de exposição é de 5 minutos, com o protetor de fator 8, a pessoa poderá ficar 8x5=40 minutos ao sol.
Bronze saudável e bonito
Os cuidados com a pele devem ser tomados em qualquer lugar, mas, se estiver exposta ao sol por mais tempo, como na praia e na piscina, o uso de filtro deve ser redobrado. Os protetores devem ser passados ainda em casa, 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplicados a cada 2 horas. Para a pele ficar mais “dourada”, coma alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura, beterraba e, mamão, entre outros, que aumentam a produção de vitamina A, responsável pela pigmentação da pele.
Roupas que protegem
A preocupação com o sol é tanta que existem até roupas com protetor solar, acredita? As da marca UV Line, por exemplo, são feitas com tecido que possui fator de proteção ultravioleta (FPU) maior que 50. Isto é: apenas um em cada 50 raios atinge a pele de quem estiver com a roupa.
Loucura, loucura!
As inúmeras receitas caseiras para se bronzear, como o uso de óleo para bebê, sementes de urucum, óleo de linhaça e Coca-Cola, são SUPERPERIGOSAS! Os raios solares são nocivos à pele, machucam as células e podem provocar desde queimaduras até cânceres, sem falar no envelhecimento precoce.

fonte: www.yesteen.com.br

xo.xo :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário